9.01.2004

Medicina,sopa, áfrica, enfartes, hemorródias..

Rebentou-se-me o sangue do nariz. Fiquei preocupado pois isto tem-me acontecido com frequência, mas logo me lembrei das teorias que a minha mãezinha arranjava para eu comer a sopa : " em áfrica há meninos que davam o cu e três tostões para comer essa sopa, por isso come a sopinha senão vai à lambada".

Como muito bem podem ver esta argumentação tem duas grandes falácias:

1º- Eu nunca estive em áfrica, nem estava naquela altura, por isso não tinha culpa dos meninos de lá fazerem habilidades, fosse pelo que fosse, quanto mais por um prato de sopa...

2º-áfrica diz-se com letra maiúscula e não com letra minúscula como minha mão fazia questão de dizer e repetir todos os dias, aliás eu corrigia sempre dizendo : ó mãe não é áfrica, é África!

Mas retomando, julgo que estas doutas argumentações de minha mãe serviam para atenuar o meu desespero e fazer-me sentir o gajo mais feliz do mundo. O que é certo é que o poder da mente é fantástico, levando-me mesmo a arrotar a leitão depois de ter comido uma sopinha de feijão vermelho..Parafraseando um velho conhecido:"Não há machado que corte a raíz ao pensamento!"

Ora como referi, estava a sangrar do nariz. Recorrendo ao poder do pensamento positivo que minha mãe me induziu, pensei logo numa vantagem para tal infortúnio, apesar de ter os queixos cheios de sangue.Ora vejamos:

O sistema circulatório é um circuito fechado em pressão. Se por algum motivo o circuito entra em sobrepressão, alguma rotura tem de ocorrer.... Ora então é melhor ser uma veia do nariz a ceder do que um capilar cerebral, ou uma artéria próxima do coração, certo? Logo isto de se me rebentar o sangue do nariz aí umas vinte vezes ao dia não é infortúnio, é uma sorte do caralho! Estou a evitar aí uns vinte enfartes por dia!!!

Endereço-vos este meu desabafo ostentando um tapulho de algodão no nariz, que vou retirar imediatamente porque já sinto o hemorroidal a palpitar!! É a sobrepressão a reaparecer!