10.12.2004

PLE apresenta - A verdadeira história de Manuel da Silva -parte I

A construtora civil Gualter Póqú Eun 10Canso escavou "pros lados do entroncamento":

Uma história de Isabel Cutileiro, João Santos e António Couto, e cuja semelhança com o título de a verdadeira história de alcides pinto é puro plágio (apenas com o título, isto também não é assim tão ru im)

A verdadeira história de Manuel da Silva

Na sala escura:

A escuridão da sala era atenuada pela luz dos chuviscos negros que pintavam as telas brancas dos ecrãs. Um bloco de nove televisores observa, sobranceiramente, a cena. Morto, afunda-se no sofá de veludo vermelho, assim como o homem, gasto e roçado. Confundem-se ambos.
Ao alcance, sobre a mesa, uma maçã talhada num tempo perdido enegrece e exibe a faca que a dilacerou. Ao lado, várias migalhas, únicos vestígios do que fora um pastel de nata, estavam polvilhadas sobre o tampo, sobretudo em cima de um amachucado papel de pastelaria e de uma pequena colher de café. Garrafas de bebidas alcoólicas para todos os gostos, cheias, vazias, entornadas, compunham um confuso quadro que contrastava com o resto da sala, impecavelmente arrumada.
Um outro elemento na sala parecia desenquadrado. Tanto pela cor que ostentava, como pelo modo como estava disposto. Um tapete de invulgar vermelho vivo, aparentemente largado ao acaso entre o bloco de televisores e a mesa. De forma rectangular, tinha dois desenhos negros, paralelos, como se fosse uma marca de uma travagem brusca.Uma câmara em cima dos televisores tudo via. Naquela floresta ordenada, os vários móveis, alinhados, cheiravam a tempos antigos. Tão antigos como a morte...